quinta-feira, 26 de maio de 2022

A Corrida dos Sapinhos (Fábula)

Ilustração da fábula A Corrida dos Sapinhos. Desenho criado com lápis sobre papel; na parte superior foi pintado com amarelo fazendo degradê até o branco que é o sol emitindo sua luz; da parte inferior até o meio há uma montanha com várias pedras em seu solo, as pedras representam obstáculos que surgem em seu caminho quando está na busca do seu objetivo, na parte de cima da montanha forma uma linha inclinada em sentido positivo onde um sapo está seguindo para o topo; atrás do sapo mostra nuvens no céu pintadas com azul e desse escuro sai linhas que passam na frente do sapo destacando-se com sua escuridão no céu claro, essas linhas e a própria nuvem escura refere-se aos apelos negativos enquanto o sapo continua sua corrida com a cabeça erguida e olhando para frente onde está o seu objetivo que é chegar no topo. Essa é a poética da imagem mostrando  o sapo continuando seu percurso sem deixar sua coragem afetar pela negatividade do que os outros dizem. O autor da ilustração é o administrador do site Ler Livro Infantil, Kmin Até Tu.




    Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande ladeira e, do lado havia uma grande multidão, muita gente que vibrava com eles.

    Começou a competição.

    A multidão dizia:

    – Não vão conseguir! Não vão conseguir!

    Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo. E a multidão a aclamar:

    – Não vão conseguir! Não vão conseguir!

    E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforço.

    No final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.

    Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO!


    Moral da História

    Quando queremos fazer alguma coisa que precise de coragem não devemos escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir. Seja surdo aos apelos negativos.

Essa fábula está em domínio público. Autor Monteiro Lobato.

Se você gostou da história, ajude a promover, para que seja lida para os baixinhos, compartilhando! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário